O que é a acessibilidade Web?

A internet é acessível a pessoas portadoras de necessidades especiais? O que é a Acessibilidade Web?

acessibilidade-web-braille

Hoje em dia, a internet faz parte da nossa vida. Seja para preencher e enviar documentos, obter conhecimento ou passar algumas horas de lazer, é preciso estar online. No entanto, será que as aplicações e websites que utilizamos todos os dias são acessíveis a todo o tipo de pessoas?

Para tornar a internet mais acessível às pessoas com deficiência visual, auditiva e física, foram criadas diretrizes de acessibilidade para conteúdo da web pela W3C, a principal organização de padronização da World Wide Web.

Estas diretrizes vão sofrendo alterações com a evolução do conteúdo online, e incluem vários critérios de inclusão. Por exemplo:

  • Um vídeo deve ter audio descrição ou uma interpretação em língua gestual;
  • Uma imagem deve ter um texto alternativo ou uma legenda descritiva para que possa ser interpretada por um sintetizador de voz;
  • Da mesma forma, o conteúdo não deverá ser organizado por cor, para a melhor inclusão de pessoas com daltonismo…

 

Caso não tenha impedimentos a nível da visão, imagine-se enquanto uma pessoa invisual a navegar uma aplicação como o Instagram… E, de seguida, imagine que todas as fotografias contam como uma descrição que pode ser lida por um sintetizador de voz para si: “Ana e Maria, 6 anos, a brincar na praia”. Seria uma experiência diferente e inclusiva. Felizmente, o Instagram dispõe de texto alternativo automático, que utiliza a tecnologia de reconhecimento para fornecer uma descrição visual de fotos para pessoas com deficiência visual.

Estes são apenas alguns exemplos que constituem a Iniciativa de Acessibilidade na Web, cujo objetivo principal é combater a exclusão social e digital das pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Gostamos de manter a nossa comunidade informada. Na Startmed, temos uma política de transparência e comprometemo-nos em responder a qualquer questão ou dúvida que possa ter. Sinta-se à vontade para falar connosco e perceber qual é o melhor tipo de seguro para si e o seu estilo de vida.

Vamos manter-nos em contacto?

Registe-se para receber informação e notícias úteis.

*Leia a nossa Política de Privacidade.

Os comentários estão desativados.